Água-Marinha

Informações Genéricas:

Origem do Nome: seu nome é devido à sua cor semelhante à água do mar.

Principais Cores: azul, azul esverdeado e azul acinzentado.

Países Produtores: As minas de Água-Marinha do Brasil são conhecidas há quase três séculos e ainda produzem uma boa parte da produção mundial até hoje, sobretudo nas cidades de Coronel Murta, Araçuaí e Marambaia em Minas Gerais e na região de Tenente Ananias no Rio Grande do Norte. Também, as minas do Espírito Santo são importantes. Historicamente, o Brasil foi o maior produtor mundial de Água-Marinha, mas o recente endurecimento das leis trabalhistas e da legislação ambiental tornou a mineração mais cara.

Lindas pedras são obtidas no alto das montanhas do Paquistão. Ele fornece ao mundo algumas das melhores pedras, encontradas a 3.000 ou até 4.000 metros de altitude, o que dificulta bastante a mineração. Outras fontes importantes incluem Quênia, Zâmbia, Nigéria, Madagascar e Moçambique na África, e China na Ásia.

A maioria das Águas-Marinhas é agora proveniente de Moçambique e Nigéria. Produções importantes regulares mais recentes estão na mina de Cabo Delgado, na província de Cabo Delgado em Moçambique.

Geologicamente, as Águas-Marinhas são encontradas nos pegmatitos, rochas ígneas intrusivas formadas basicamente por quartzo e feldspato como matriz. Quase toda mineração é subterrânea, acompanhando os pegmatitos. Os cristais podem pesar de gramas a dezenas de quilos, mas somente uma pequena fração da produção tem pureza para ser lapidada.

Lapidações Comuns: oval e gota, redonda, antique e octogonal. Podem ser também calibradas até os tamanhos maiores 15×20. Como não possuem clivagem, a lapidação é relativamente simples. A maior parte não possui inclusões vistas a olho nu.

Tratamento Normalmente Aplicado: aquecimento ao redor de 400 a 450°C, fazendo com que a cor azul destaque, removendo-se o sobre tom esverdeado; este tratamento é irreversível e estável. Maiores temperaturas podem tirar a sua cor. A maior parte da produção mundial é rotineiramente tratada dessa forma. Pode também receber tratamento com nêutrons ou irradiação gama. Contudo, estes não são duradouros, sendo as cores instáveis neste caso. Portanto, não são feitos comercialmente.

Dados Gemológicos:

Espécie:Variedade que pertence à espécie berilo
Dureza de Mohs: 7,5/8
Densidade Específica: 2,72 (±0.12)
Clivagem: Indistinta
Fratura: Concóide, irregular, estilhaçada
Sistema Cristalino: Hexagonal, prismas hexagonais, cristais colunares
Composição Química: Be₃Al₂(SiO₃)₆ Silicato de Alumínio e Berílio
Transparência: Transparente a opaco
Índice de Refração: 1,577-1,583 (±0,017)
Birrefringência: 0,005 a 0,009
Dispersão: 0,014
Pleocroísmo: Definido - quase incolor - azul claro, azul: azul-celeste, ligeiramente azul-esverdeado
Brilho: Vítreo
Fluorescência: Inerte